Transformação Isobárica – Definição, Fórmula da Lei de Charles (Química)

Oque é Transformação Isobárica - Introdução

Considere um gás ideal: algumas partículas que se comportam como pequenas bolas colidindo sem perder energia em um recipiente de certo volume.

Considere um gás ideal: algumas partículas que se comportam como pequenas bolas colidindo sem perder energia em um recipiente de certo volume.


Definição

Transformação isobárica é a transformação em que a pressão se mantém a mesma em um sistema fechado.

De acordo com a teoria cinética dos gases, a temperatura de um gás é diretamente proporcional à energia cinética média das moléculas, ou seja, quanto mais rápido elas se movem e mais excitadas estão, maior a temperatura. Além disso, quando colidem com as paredes do recipiente, aplicam uma força que se transforma em pressão na área interna do recipiente. 

Se aumentarmos a temperatura, a pressão também aumentará. 

Agora, se o volume aumentar, as partículas terão mais espaço para colidir e a pressão, por exemplo, será menor. Então, como você relaciona esses valores de pressão p, volume V e temperatura T conforme eles mudam? Usamos a seguinte equação geral dos gases ideais:
Entenda o que é transformação Isobárica e como ela ocorre, como se relaciona com a fórmula da lei de Charles e muito mais!

Ou seja, pode-se variar as grandezas, ocorrendo uma transformação de um estado inicial -parâmetros com o índice 0 (P0, V0, T0) – para um estado final – parâmetros sem o índice (P, V, T). Costumamos chamar a equação acima de “piviti povotó”. 

Lei de Charles

Se a transformação ocorrer sem a mudança de uma das grandezas, utilizamos o prefixo iso: igual. 

Transformação isobárica – sem variação de pressão. 

Quando isso ocorre, podemos “cortar” a pressão, dividindo os dois lados por P. Assim, temos a Lei de Charles:
Quando isso ocorre, podemos “cortar” a pressão, dividindo os dois lados por P. Assim, temos a Lei de Charles:

Ou seja, podemos entender que o quociente V0 por T0 nos fornece um valor constante. Se ocorrer um aumento de V, por exemplo, então T precisa aumentar também: um aumento de volume leva a um aumento de temperatura, e vice-versa. Dessa forma, numa transformação isobárica, as grandezas volume e temperatura serão diretamente proporcionais: se uma aumentar outra aumenta também. 

Um gráfico de P por V fornece uma reta horizontal, pois a pressão é constante. Alguns problemas de transformação isobárica utilizam da interpretação deste gráfico para calcular o parâmetro desejado. 

Ja se encontram disponíveis para baixar, descarregar ou simplesmente fazer Download gratuito, os livros de todas disciplinas escolares: Matemática, Português, Biologia, Química, Inglês, Filosofia, Geografia entre outros que estao disponíveis neste site. Baixe livro clicando aqui.

Encontre tambem neste site artigos como apontamentos, trabalhos feitos exercícios resolvidos pela nossa equipe aulas de preparação para Exames do ensino médio, secundário, pré universidade, ensino técnico profissional entre outros.

Baixe também:

Livro de Filosofia 12ª Classe PDF


Exames de todas disciplinas em pdf


Aviso Importante

Informamos que por razões alheias, respeitamos todos direitos autorais reservados, por isso todo o conteúdo publicado neste site (gratuito/pago) não deve ser copiados, vendidos em outros sites ou usados ilegalmente. Para saber mais veja as nossas políticas de privacidade


Viste algo de errado nesta página? Relate nos comentários ou entre em contacto com o admi através do WhatsApp 
Entamos gratos pela sua visita...



Enviar um comentário

0 Comentários