Ciclo da água - Definição

Ciclo de Água

Um diagrama simplificado do ciclo da água, processo importante para a disponibilização desse recurso aos organismos vivos.
Um diagrama simplificado do ciclo da água, processo importante para a disponibilização desse recurso aos organismos vivos.

Oque é Ciclo de Água


O ciclo da água é um processo essencial para a manutenção da vida no planeta Terra. 

É um dos ciclos biogeoquímicos que ocorrem na natureza, caracterizado pelo movimento contínuo da água entre a atmosfera e a superfície terrestre e dentro dela, onde circula entre os seres vivos e o meio físico (solo, rocha).

O ciclo hidrológico, como o próprio nome indica, é caracterizado por uma mudança no estado de aglomeração da água, e sua principal fonte de energia é o calor irradiado do Sol. Para resumir, vamos entender as diferentes fases do ciclo da água:

Fases do Ciclo de Água

Evaporação da água (Evapotranspiração): inclui o processo de evaporação da água na superfície devido ao aquecimento pela energia solar juntamente com o processo de transpiração de plantas e vegetais. A água gasosa é então liberada para a atmosfera. 

Condensação: Quando o vapor atinge as camadas superiores e sua temperatura cai, ele volta ao estado líquido, característico da condensação. 
Nuvens se formam nesta fase. 

Precipitação: é o retorno da água líquida (chuva) ou sólida (neve ou granizo) à superfície terrestre, abastecendo os cursos d'água e voltando para os oceanos e mares.

Infiltração e escoamento superficial: Ambos os processos ocorrem com a água na superfície da Terra. Na primeira, infiltração, a água penetra no solo ou na rocha, preenchendo as lacunas. Graças à infiltração, os aquíferos, que são reservas subterrâneas de água, são reabastecidos. 

No caso de rochas ou solos impermeáveis ​​ou de baixa permeabilidade, ocorre o escoamento superficial.

Ja se encontram disponíveis para baixar, descarregar ou simplesmente fazer Download gratuito, os livros de todas disciplinas escolares: Matemática, Português, Biologia, Química, Inglês, Filosofia, Geografia entre outros que estao disponíveis neste site. Baixe livro clicando aqui.

Principais bacias hidrográficas do mundo

Algumas bacias hidrográficas se destacam pelas suas dimensões e pela importância socioeconômica que seus rios apresentam. Conheça abaixo as cinco maiores bacias hidrográficas do mundo.

Bacia Amazônica: localizada na América do Sul, tem área de aproximadamente 7 milhões de km². Estende-se por seis países e um território ultramarino europeu, a Guiana Francesa, estando a sua maior área inserida no Brasil. O rio principal da bacia Amazônia é o Rio Amazonas, considerado o mais longo e caudaloso do mundo, com 6992 km de extensão.

Bacia do Congo: apresenta área aproximada de 4 milhões de km², estendendo-se pela região da África Central. A bacia do Congo compreende um total de dez países africanos, como Congo, República Democrática do Congo, Gabão e Angola. Seu rio principal é o rio Congo, segundo maior do continente africano, com extensão de 4700 km.

Bacia do Nilo: também localizada no continente africano, possui 3400 km² e se estende pelas regiões da África Setentrional e África Oriental. Abrange países como Egito, Chade, Etiopia, Uganda e Burundi, totalizando 13 territórios. O rio principal dessa bacia é o rio Nilo, segundo mais longo do mundo, com extensão de 6650 km.


Aviso Importante

Informamos que por razões alheias, respeitamos todos direitos autorais reservados, por isso todo o conteúdo publicado neste site (gratuito/pago) não deve ser copiados, vendidos em outros sites ou usados ilegalmente. Para saber mais veja as nossas políticas de privacidade


Viste algo de errado nesta página? Relate nos comentários ou entre em contacto com o admi através do WhatsApp 
Entamos gratos pela sua visita...



Enviar um comentário

0 Comentários